terça-feira, 12 de outubro de 2010

dia dos professores




Um professor que vive cercado de livros, jornais e revistas, além de frequentar bons sites de internet, certamente tem mais possibilidades de construir estratégias pedagógicas do que aqueles que vivem longe dessa realidade. Dedicar tempo a conhecer outras culturas, como visitar museus, fazer viagens, analisar pesquisas, conversar fora de sua rede de amigos, entre outras coisas, dá a um professor uma melhor compreensão da diversidade do mundo.

Ter contato com várias estratégias pedagógicas e estar aberto para compreendê-las faz diferença. A educação bancária, na qual o professor deposita conhecimento na cabeça do aluno, apesar de ainda ser a mais utilizada no Brasil, traz pouquíssimos resultados na construção da autonomia e no desenvolvimento das capacidades cognitivas do estudante. Ter tempo para tudo isso e para outras coisas importantes, como planejar aula, é fundamental. O professor que fica o dia todo dando aulas tem poucas chances de se atualizar.

http://ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/mateusprado/como+valorizar+o+professor/c1237990261254.html




Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Osnyr Batista atribui o percentual excessivo de professores adoecidos à falta de reconhecimento da profissão. Em 2005, o especialista realizou uma radiografia da situação de trabalho dos professores catarinenses e descobriu que 15 mil professores, de um total de 40 mil, ficaram afastados por licença.
Segundo Batista, a primeira suspeita era de que isso seria decorrente dos baixos salários, mas, na verdade, ele descobriu que as principais causas de afastamentos são as condições inadequadas de trabalho. “Há uma cobrança muito grande da sociedade com relação aos professores, mas, ao mesmo tempo, eles não são valorizados como deveriam ser e quando percebem isso, adoecem”, explicou. (Renata Chamarelli




                                      DIA DOS PROFESSORES 2


Como prevenir ou tratar problemas de saúde dos professores é uma discussão que vem ocorrendo em diferentes níveis. Aqui, oito remédios foram propostos para o tratamento de alguns males, mas eles nada têm de farmacológicos. São apenas ações que, se bem articuladas, além de contribuir para o bem-estar e o desempenho do profissional, podem ter impacto positivo na qualidade da Educação.

Remédio 1: receber o apoio da direção
Remédio 2: manter-se em constante formação Remédio 3: dispor de horários para estudo e lazer
Remédio 4: poder contar com o apoio dos colegas
Remédio 5: manter a indisciplina sob controle
Remédio 6: ter boas condições de trabalho
Remédio 7: estar por dentro do projeto pedagógico
Remédio 8: ser prestigiado

nOV

NOVA ESCOLA




Todos Pela Educação lança campanha de valorização do professor

"Um bom professor, um bom começo" é o slogan da iniciativa pela melhoria da Educação

Todos Pela Educação lança campanha de valorização do professor

http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/14852/todos-pela-educacao-lanca-campanha-de-valorizacao-do-professor



 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO APÓS A REFORMA EDUCACIONAL: PARA ONDE APONTAM AS PESQUISAS SOBRE O TEMA?

Francisca de Fátima Araújo Oliveira

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo– PUCSP/UERN

Bolsista do CNPq

brenovinicius@uol.com.br

Segundo notícia divulgada nos órgão de imprensa de todo o pais "Durante o julgamento, os ministros do STF fizeram questão de frisar que a fixação de um piso salarial valorizará os professores e, conseqüentemente, melhorará a qualidade de ensino público em todo o país." (Zero hora, 17/12/2008).

Aqui chamamos a atenção para a forma simplista como se trata o problema da qualidade da educação. É como se o fato de se estabelecer um piso salarial para os professores e até outras condições administrativas fosse resolver os graves problemas da educação. A carga horária para o planejamento das atividades docentes, que daria mais tempo para o professor refletir sobre suas ações na sala de aula, essa não foi concedida pelo STF. A instituição da carga horária que seria o tempo que o professor destinaria a organização do seu trabalho e a reflexão acerca de suas práticas, enfim para o professor realizar a experiência e se tornar mais autônomo, se chocou com as questões legais. Isso mostra mais uma vez o quanto a sociedade administrada é avessa a reflexão crítica e a realização da experiência.

http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/4.pdf

----- PAGINA 03 -----

----- PAGINA 04 -----

----- PAGINA 05 -----

----- PAGINA 06 -----

Nenhum comentário: