sábado, 19 de março de 2011

AVALIAÇÃO - O QUE NÃO ESCREVER NO REGISTRO SOBRE OS ALUNOS

O Registro Descritivo

É importante destacar que o objeto do relato é o resultado da avaliação das aprendizagens e do desenvolvimento do aluno. Assim sendo, recomenda-se que seja evitado o emprego de palavras ou expressões depreciativas, comparativas, ou quaisquer outras formas de comunicação que remetem à discriminação ou à sua exposição.

Alguns dos exemplos a seguir ilustram esta orientação:

 

- Adjetivos comparativos – Maria é a mais levada.


- Adjetivos superlativos – Joana é levadíssima.


- Palavras significando extremo, advérbios de intensidade – José nunca faz...


- Julgamentos que devem ser aferidos por especialistas de áreas específicas-
Sônia é hiperativa.


- Generalizações – Laura tem dificuldade na aquisição de conhecimentos.

 

- Remetem a situações conclusivas negativamente – João não sabe. Flávia não consegue.

Essa postura se distancia da finalidade da avaliação formativa, uma vez que

esta rejeita procedimentos dessa natureza, por não propiciarem condições de

aprendizagem e desenvolvimento para os alunos e podem induzir à criação de rótulos e preconceitos (VILLAS BOAS, 2004)




 

Um comentário:

Valéria Giglio Ferreira disse...

Maria Claúdia, gostei desse post porque ajuda a lembrar, não somente aos professores/as, mas, aos educadores em geral (incluive pais e mães), que precisam ser conscientes e evitar o uso de sua autoridade para projetar os aspectos sombrios de sua personalidade sobre os/as alunos/as; o que costuma ocorrer, principalmente, por intermédio deste tipo de comentário/registro que você propõe que sejam evitados. Apoio total à causa. Abraço. Valéria